Motivos para adesão:
Treinamento Físico por Saúde
Levando em consideração a definição de saúde no sentido, físico, psicológico e social, as pessoas procuram o serviço baseados nessa como principal motivação, tem a qualidade de vida e bem estar como principais fatores. Muitas vezes são aqueles que apresentam uma doença a ser minimizada pelo exercício, que sofrem com algum mal estar, querem prevenir futuras complicações e/ou combater o sedentarismo.
Um estudo de caso (DACCA; FURLAN, 2000) relata a experiência de um paciente com hérnia de disco na região lombar, em que este ao ser diagnosticado com tal patologia, foi direcionado a sessões fisioterápicas de reeducação postural global (RPG). Após o termino dessa reeducação as sessões de atendimento com o personal trainer foram indicadas, visando fortalecimento e alongamento muscular, mobilidade articular, redução do peso corporal e condicionamento físico. Com a associação desses tipos de intervenção houve melhora nos aspectos mencionados acima que levaram ao cancelamento do procedimento cirúrgico que havia sido previamente indicado. Comprovando a importância do trabalho individualizado para casos como este nos quais a motivação do cliente ao procurar o treinamento personalizado foi cuidar da recuperação e prevenção da saúde física.
Treinamento físico por Estética
O padrão de beleza imposto pelos modos culturais da sociedade, que são supervalorizados pela mídia, são os fatores que levam as pessoas a procura de treinamento físico personalizado visando fins estéticos. Uma vez que se tem criado a associação entre o corpo ideal e a atividade física, alguns optam pelo treinamento físico personalizado por possibilitar o ganho de resultados de maneira eficaz.
Treinamento físico por Sociabilidade
A necessidade de pertencer a um grupo, fazer parte de um meio social que permita um convívioinformal, gerando a sensação de aceitação e compreensão. É possível de obter nos clubes, academias e lugares onde a prática de exercícios é realizada. Isto atrai quem busca esse tipo de aceitação, pois facilitam a interação entre as pessoas e aumentam à possibilidade de inclusão em grupos sociais. Alguns veem no treinamento físico a forma de obter a aceitação dos grupos que já pertencem, para serem valorizados e elevar a autoestima, propiciando assim maior desenvoltura e autoconfiança ao se relacionar com a sociedade.
Treinamento físico para Controle de estresse
a prática de exercícios programados possibilita a liberação de β-endorfina e dopamina pelo organismo, gerando uma sensação tranquilizante, esse tem sido um dos fatores primordiais para aqueles que são acometidos com o estresse diário.
Treinamento físico para Competitividade
O instinto competitivo está presente na vida do homem, algumas pessoas valorizam as atividades que tem a competição como fator primordial. Aqueles que procuram o treinamento físico personalizado com tal finalidade geralmente têm um objetivo definido e com um prazo a ser alcançado, como é o caso dos atletas, competidores e ate mesmo iniciantes que pretendem participar de algum campeonato ou evento.
Quer saber mais sobre treinamento físico personalizado entre em contato comigo.